terça-feira, 15 de julho de 2014

8ª edição do Colóquio de Jornalismo abre com debate sobre mídias sociais

Programação abre espaço para pensar as potencialidades das mídias sociais para o compartilhamento de conteúdos jornalísticos

Rafael Gomes | Crédito: Mírian Áraújo
Rafael Gomes | Crédito: Mírian Áraújo
A 8ª edição do Colóquio de Jornalismo trouxe nesta terça-feira o tema mídias sociais para o centro de debate. Rafael Gomes, mestrando em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abordou o Jornalismo e Mídias Sociais.

Em sua exposição argumentou sobre a utilização da informação e sobre o porquê ocorrem mentiras dentro das redes, pegando um ganho com as discussões da mesa redonda As mentiras das Mídias Sociais, realizada durante a abertura do I Concitec. Para o palestrante, as mentiras ocorrem em consequência do processo em que a notícia entra em contato com o público e se dissipa rapidamente.


Para Gomes, o jornalista que trabalha com as redes deve procurar mudanças, entender e operacionalizar programas para ter domínio sobre como trabalhar com mídias sociais na perspectiva do jornalismo. “As mídias sociais não são uma a fórmula do sucesso, pois estão em constante mudança e sempre em processo de evolução”, disse o palestrante.

Mesa redonda: Assessoria e Redes Sociais | Crédito: Mírian Araújo
Mesa redonda: Assessoria e Redes Sociais | Crédito: Mírian Araújo

Ainda neste primeiro dia do Colóquio aconteceu a mesa redonda Assessoria e Redes Sociais. O debate entre o Prof. Me Eduardo Uliana e o assessor de imprensa da Prefeitura de Alto Araguaia Marcos Cardial foi mediado pela Profa. Me. Ana Carolina Araújo Silva. Durante o diálogo surgiram discussões acerca das mudanças que as mídias sociais provocaram nas atividades da assessoria. “Nossa área usa as mídias sociais, focando sempre no perfil do seu assessorado e lembrando que além da informação é um canal para entretenimento”, enfatizou Cardial.

Redação: Vanessa Lopes

Mais informações:
VIII Colóquio de Jornalismo discute mídias sociais em sua primeira noite


Nenhum comentário:

Postar um comentário