quarta-feira, 16 de julho de 2014

Jornalismo esportivo é debatido com acadêmicos de jornalismo

O Jornalismo especializado é foco em mesa e palestra da segunda noite do VIII Colóquio. 

Jornalismo esportivo | Crédito: Christieli Ive
Thiago Cury discute jornalismo esportivo
| Crédito: Christieli Ive
Nesta quarta-feira (16) aconteceu a segunda noite do VIII Colóquio de Jornalismo com a palestra do professor Me. Thiago Cury (UFMT) que abordou o tema jornalismo esportivo e a atuação nesse campo profissional.

Enfocou o modelo do Globo Esporte de SP trazido por Thiago Leifer, e como esse padrão foi passado para as demais afiliadas. Mostrou a relação entre humor e esporte, onde o jornalismo perdeu sua essência para o entretenimento. Segundo ele, o futebol está diretamente ligado à cultura brasileira.

O acadêmico Marcus Vinícius Matos do 1º semestre, relata que a palestra atendeu as suas expectativas, e acredita ser possível seguir carreira nessa área já que o assunto se torna cada dia mais atual e é uma fonte inesgotável de possibilidades.


Mesa redonda | Crédito: Christieli Ive
Mesa redonda | Crédito: Christieli Ive
A mesa redonda sobre Jornalismo, mídia e Copa do Mundo também enfocou o jornalismo esportivo. Composta pelo professor Me. Rafael Lourenço da Unirondon de Cuiabá, pelo Professor Me. Alfredo Costa docente da UFMT de Barra do Garças, e mediando a discussão na mesa o Professor Me. Gibran Lachowski da Unemat de Ato Araguaia.

O professor Rafael abordou um viés mais político e ideológico, explanou que se pode utilizar um evento esportivo como arma política. Mostrou os mitos construídos pelos meios de comunicação e a própria desconstrução desses mesmos mitos ante o fracasso, como a ideia de uma seleção excelente mais que no mundo real foi um desastre.

Redação: Christieli Ive

Informações complementares:

Colóquio de Jornalismo discute esporte na segunda noite do evento



Nenhum comentário:

Postar um comentário