quinta-feira, 17 de julho de 2014

Programação científica no Concitec encerra-se nesta noite

Última mesa redonda do evento discute as relações humanas com as tecnologias. 

Mesa redonda | Crédito: Christieli Ive
Mesa redonda | Crédito: Christieli Ive
Os limites das tecnologias nas relações humanas foi o tema da mesa da noite de hoje (17) com a participação dos professores dos cursos de Letras e Computação.

O professor Dr. Osmar Quin abriu a discussão pelo viés da psicologia e genética. Conforme ele disse, a ética deve se estabelecer em todo tipo de convivência até nas virtuais. “Perdemos o calor um do outro, porém é importante analisar a qualidade da relação que estabelecemos”, disse o palestrante. Nesse sentido, é importante equilibrar a presença nas redes sociais, bem como em todos os outros setores da nossa vida.


Mesa redonda | Crédito: Christieli Ive
Mesa redonda | Crédito: Christieli Ive
O professor Me. Gilmar Martins fala sobre a importância da rede social, dos (des)limites das tecnologias nesse espaço, questionando sobre o que está por trás das curtidas e comentários. Para o professor, é preciso identificar os interesses comerciais presentes. Finalizou dizendo que, cada vez mais, muitos sujeitos vivem sua presença social no meio virtual.

“Existem limites de tecnologias? Os seres humanos estão prontos para assimilar essa grande demanda?”, questionou o mediador da mesa, Dr. Gleber Marques. Isso porque as tecnologias podem trazer benefícios para as relações humanas e para a humanidade, mas é preciso ponderar até que ponto e que tipo de tecnologia estamos apropriando, pois isso vai trazer impacto para nossas vidas.

Redação: Cálita Fernandes e Christieli Ive

Informações complementares:

Confira a cobertura em áudio da mesa redonda do dia 17 de julho



Nenhum comentário:

Postar um comentário