segunda-feira, 14 de julho de 2014

I Concitec começa hoje com minicursos

Programação do I Concitec começa hoje com palestra, oficinas e minicursos para a comunidade acadêmica


Minicurso de Inglês Instrumental | Crédito: Christieli Ive
Primeiro dia do Concitec contou com minicursos e oficinas
ministradas em salas e laboratórios da Unemat.
A programação do I Congresso de Ciências, Tecnologias e Comunicação (Concitec) conta com palestras que acontecem no anfiteatro, as oficinas e minicursos, ministrados nas salas e laboratórios. O evento envolve os cursos de Letras, Comunicação Social/Jornalismo e Computação da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) no Campus de Alto Araguaia.

Além disso, há mais novidades dentro do cronograma. Uma competição de jogos na sexta-feira entre os alunos inscritos no evento. Para a Unemat, o I Concitec é uma inovação, uma experiência nova. “O congresso inaugura um espaço permanente de discussões multi/inter/transdiciplinares no campo da convergência tecnológica da comunicação, letras e computação. A ideia de fazer o congresso já se ouviu de várias pessoas há alguns anos, mas a iniciativa da realização desse evento foi articulada pelo acadêmico Rafael Falceti que me convidou para coordenar o Concitec,” assinala o professor Dr. Gleber Nelson Marques.

Oficinas e minicursos integram o evento

De 14 a 18 de julho acontecem oficinas e minicursos para os alunos dos três cursos no período vespertino, sendo que alguns são com carga horaria de oito horas, o que significa que acontecerão em dois dias. Nesta segunda-feira foram ministrados cinco minicursos, dentre os quais: Ingtec – Ensinando Inglês por Meio de Tecnologia Digitais e Educação e Comunicação: Como Interligar Essas Duas Áreas do Conhecimento.
 
O minicurso de Planejamento em mídias sociais que atendeu, principalmente, aos alunos de Jornalismo, trabalhou sobre o poder das mídias sociais em tempos atuais, mostrando formas de como integrar o mercado em mídias como Facebook, Instagran, Twitter, dentre outras. O jornalista Rafael Gomes, que ministrou o minicurso, enfatizou como um social mídia se torna cada vez maior dentro das empresas, ou seja, como devemos adaptar os conteúdos articulando com o público dentro das novas plataformas.

Visando aos acadêmicos de Letras, o minicurso Comunicamos o que? Para Quem? Como?, ministrado pelo professor Dr. Albano Dalla Pria, falou sobre interação de quem comunica e de quem ouve, já que esse processo ocorre através de máquinas e pessoas, onde se estabelecem diálogos na comunicação.
Minicurso Letras | Crédito: Christieli Ive
O minicurso do Prof. Albano Dalla Pria abordou os diálogos
que surgem da interação entre pessoas e máquinas.
O minicurso Banco de Dados – que acontece hoje e amanhã – apresentado pelo professor Me. Elton Ricelli, buscava ensinar aos acadêmicos como fazer um sistema de armazenamento de informações afim de cruzar dados para estabelecer um estreito vínculo entre informação e o programador. Áurea Valéria Pereira da Silva, 21 anos, acadêmica de Computação fala que esse minicurso é complemento para sua formação, apesar da temática encontar-se na gradecurricular, é sempre importante um complemento nesse tipo de disciplina.
Minicurso de Banco de Dados | Crédito: Christieli Ive
Alunos de Computação participaram do minicurso sobre Banco de
Dados, ministrado pelo Prof. Elton Ricelli.

Redação: Cálita Fernanda e Chritieli Ive

Nenhum comentário:

Postar um comentário